Existem muitas questões que quando mencionadas podem trazer mais clareza quanto aos projetos que se desejar fazer, pode ainda acabar por mostrar opções que antes não se conhecia ou, ainda mais importante, formar no cliente a visão de avaliação quanto aos prestadores de serviços que irá contratar. Por isso vamos compartilhar um pouco sobre a alvenaria estrutural. Confere aqui!

O principal objetivo da alvenaria comum é vedar ou fechar, enquanto a alvenaria estrutural chega a substituir dois principais sistemas de construção: a estrutura do concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Portanto, na alvenaria estrutural, as paredes da edificação são também a estrutura que suporta todas as cargas. Isto é, além do peso próprio, suporta também o das lajes, das coberturas e carga, além dos fatores externos como o vento.

Uma das principais vantagens são a redução de custo e o menor prazo de execução, fatores inclusive muito importantes num mercado imobiliário cada vez mais competitivo. Vale ressaltar que atualmente o preço de venda de um imóvel não é mais determinado por seus custos, mas sim pela capacidade financeira dos compradores. Por isso questões como economia em uma construção são fundamentais.

Porém, existem algumas limitações quanto a esse sistema quando se trata de prédios com poucas paredes (muitas fachadas de vidro ou com divisórias internas móveis) e em edifícios onde as paredes não são planejadas para permitir liberdade de modificações nas divisões internas. Mas esta é uma opção que tem se mostrada competitiva até para edifícios de vários andares, pois pode ser usada em:

. Imóveis residenciais – A Alvenaria Estrutural pode ser usada tanto para fazer casas isoladas como para conjuntos habitacionais de sobrados e para prédios de 3 a 20 pavimentos, com ou sem subsolos.
. Imóveis comerciais – Prédios de escritórios pequenos e médios, consultórios, escolas, hospitais de até 20 andares, sem falar dos salões comerciais e industriais de pequeno e médio porte, e de prédios públicos como igrejas e auditórios.

Para saber mais entre em contato conosco e aproveita para agendar uma avaliação do seu imóvel ou do seu projeto.
Estamos à disposição para tirar todas as dúvidas que tiver!