Já comentamos em outra postagem a importância de um escoamento correto da água da chuva em edificações, pois evita diversos problemas como infiltrações e mofo. E neste contexto é importante saber que cada tipo de telhado exige um projeto certo de escoamento de água!

 Por isso, o telhado geralmente é dividido em partes chamadas de “águas”, que são divisões destinadas a fazer o controle da vazão da chuva e, para isso, leva-se em consideração a estrutura ou projeto do imóvel. Inclusive, uma edificação pode ter uma, duas ou mais “águas” e as características do terreno também podem influenciar na hora de fazer uma cobertura eficiente e um bom escoamento.

 Apesar de não existir um padrão definido, existem certas regras de construção que fazem toda a diferença. Confira aqui algumas situações em que as divisões de “águas” nos telhados são usadas!

 . Telhado com uma “água” – Este caso se refere a aquelas casas pequenas que muitas pessoas constroem, por exemplo no fundo do terreno, e que também são conhecidas como edículas. Em geral elas são estreitas e por isso é comum fazer apenas uma água, isto é um telhado único com apenas uma direção para queda d’água.

 . Telhado com duas “águas” – Geralmente aplica-se a imóveis com mais de 4 ou 5 metros de largura, onde existe a necessidade de fazer o escoamento da água para os dois lados. Aqui é comum o meio do telhado ficar alto, com declínios para a direita e para a esquerda, formando assim duas armas de “águas”.

 . Telhado com três ou mais “águas” – Quanto mais quadrada e maior for o imóvel, mais a necessidade de criar alternativas de escoamento da chuva. Em geral, projetos arquitetônicos bem diferenciados, em que o telhado segue modelos pouco regulares, é comum serem feitas várias “águas” para gerar pequenos escoamentos.

 Mas em todo caso é importante contar com uma equipe experiente e especialista para avaliar, planejar e executar projetos! Então entre em contato conosco e solicite uma avaliação. Estamos à disposição para tirar todas as dúvidas que tiver!


Quer saber mais? Pois reunimos profissionais capacitados e prontos para atender todas as suas necessidades em construções e reformas.
Entre em contato com nossa excelente equipe, solicite uma avaliação e tire todas as suas dúvidas!